Atualmente a inovação vem sendo primordial para o crescimento das empresas, uma vez que os avanços tecnológicos crescem a cada dia, urge a necessidade de adaptar o negócio ao mercado ávido por novos produtos
Atualmente a inovação vem sendo primordial para o crescimento das empresas, uma vez que os avanços tecnológicos crescem a cada dia, urge a necessidade de adaptar o negócio ao mercado ávido por novos produtos, novos processos e até novos métodos organizacionais, visando não ficar para trás perante a concorrência.
O processo de inovação envolve os produtos, mercados e a própria organização. Para avaliarmos as necessidades de inovações em uma empresa, é importante que se avalie o desenvolvimento do ambiente criativo da organização de acordo com uma análise e controle de resultados. A linha de projetos de inovação pode ser realizada desde projetos mais simples, que se destinam a um pequeno melhoramento na linha de produção, como em projetos revolucionários, como o lançamento de um produto totalmente inovador no mercado.
O Brasil está entre os 57º lugar no ranking do Relatório Sobre o Índice de Inovação Global, que envolve 141 países. Entre os BRIC´s, só está à frente da Índia. Ao mesmo tempo é o país que mais investe dinheiro público em pesquisa e desenvolvimento, mais do que o Japão e a China (KOTLER, 2013).
A inovação, conforme a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos, associada ao ministério da Ciência e Tecnologia) pode ser de produto (bem) serviço, processo, marketing ou organizacional. (OCDE; FINEP; 2005).
Com o advento da globalização, nossos concorrentes deixam de ser as empresas vizinhas, competimos com organizações do mundo todo, por conta disso, o foco tanto na criatividade, quanto na inovação, está se tornando uma prática capaz de gerar importante vantagem competitiva aos empreendedores.
A inserção da inovação na estratégia ou no dia a dia das empresas ainda é um desafio para toda a nossa sociedade. Esforços de governo, ações das entidades de classe, parcerias com a academia e todo o arcabouço de financiamento e fomento está sendo disponibilizado não terá sentido caso a empresa não internalize a importância da inovação para ela própria e para a sociedade como um todo. Empresas mais inovadoras , serão empresas mais competitivas.
por Janaína L. Garcia