É a pesquisa de mercado que irá ajudá-lo a entender seus potenciais clientes, diz professora
Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo
Um dos principais erros que um empreendedor pode cometer é subestimar a importância da pesquisa de mercado, seja na fase de concepção do negócio (validação da ideia) ou já na implementação.
É a pesquisa de mercado que irá ajudá-lo a entender seus potenciais clientes, conhecer seus concorrentes e validar se de fato existem pessoas (mercado!) dispostas a pagar por seu produto ou serviço.
Reumidamente, pesquisa de mercado é o processo de coleta e análise de informações que ajuda o empreendedor na tomada de decisões estratégicas.
É através da pesquisa e análise do mercado que será possível identificar as reais necessidades e desejos ainda não atendidos dos potenciais clientes, ajustar as premissas nas quais o negócio está baseado e também tomar decisões sobre estratégias de distribuição e precificação.
Existem basicamente dois métodos de pesquisa de mercado: a pesquisa primária e a pesquisa secundária. Na pesquisa primária os dados são coletados especificamente para seu negócio, e podem fornecer ideias e insights sobre as necessidades e percepções dos clientes, dentre várias outras informações. Você consegue essas informações através de entrevistas, questionários ou reuniões com grupos de potenciais clientes.
A pesquisa secundária é a utilização de dados que já foram coletados para outros objetivos e poderão ser úteis para resolver o seu problema. Estes dados estão quase sempre na internet, em sites do governo, de associações e especializados.
De uma forma bem simples o processo de pesquisa de mercado pode ser dividido em cinco etapas: definição do seu problema, planejamento, investigação, coleta e análise dos dados/informações.
O primeiro passo é definir seus objetivos; ou seja: quais são as respostas que você procura. Selecione as perguntas chave, defina o melhor método, pense em quais recursos você precisará para fazer a pesquisa (ferramentas, tempo, dinheiro, etc.) e por último, caso vá fazer uma pesquisa primária, pense quais pessoas, e como chegar até elas, poderiam ser as potenciais respondentes e claro, como você fará a divulgação da pesquisa.
Cynthia Serva é coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper.
Fonte: Exame.